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Publicado em 29 de set de 2023 às 17:45
Decisão foi publicada nesta sexta-feira (29) no Diário Oficial da União e entra em vigor à 0h do dia 3 de outubro
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) definiu os termos do reajuste anual de tarifa de pedágio no Sistema Anápolis-Aliança do Tocantins (BRs-153, 414 e 080). A decisão e os detalhes foram publicados nesta sexta-feira (29) no Diário Oficial da União e entram em vigor à 0h de terça-feira (3).
As tarifas são reajustadas com base no índice da inflação do período (IPCA). É importante ressaltar que a cobrança praticada em cada praça de pedágio varia de acordo com a sua área de abrangência, definida no contrato de concessão.
Confira abaixo os valores praticados a partir de 3 de outubro:
. Categoria de Veículo | Tipo de Veículo | Número de Eixos | Rodagem | Valores a serem Praticados (R$) | ||||||||||||||
P1 | P2 | P3 | P4 | P5 | P6 | P7 | P8 | P9 | ||||||||||
. 1 | Automóvel, caminhonete e furgão | 2 | Simples | 8,60 | 11,80 | 11,40 | 11,00 | 13,60 | 13,60 | 14,80 | 13,60 | 13,60 | ||||||
. 2 | Caminhão leve, ônibus, caminhão-trator e furgão | 2 | Dupla | 17,20 | 23,60 | 22,80 | 22,00 | 27,20 | 27,20 | 29,60 | 27,20 | 27,20 | ||||||
. 3 | Automóvel e caminhonete com semi-reboque | 3 | Simples | 12,90 | 17,70 | 17,10 | 16,50 | 20,40 | 20,40 | 22,20 | 20,40 | 20,40 | ||||||
. 4 | Caminhão, caminhão-trator, caminhão-trator com semi- reboque e ônibus | 3 | Dupla | 25,80 | 35,40 | 34,20 | 33,00 | 40,80 | 40,80 | 44,40 | 40,80 | 40,80 | ||||||
. 5 | Automóvel e caminhonete com reboque | 4 | Simples | 17,20 | 23,60 | 22,80 | 22,00 | 27,20 | 27,20 | 29,60 | 27,20 | 27,20 | ||||||
. 6 | Caminhão | com | reboque | e caminhão reboque | trator | com | semi- | 4 | Dupla | 34,40 | 47,20 | 45,60 | 44,00 | 54,40 | 54,40 | 59,20 | 54,40 | 54,40 |
. 7 | Caminhão | com | reboque | e caminhão reboque | trator | com | semi- | 5 | Dupla | 43,00 | 59,00 | 57,00 | 55,00 | 68,00 | 68,00 | 74,00 | 68,00 | 68,00 |
. 8 | Caminhão | com | reboque | e caminhão reboque | trator | com | semi- | 6 | Dupla | 51,60 | 70,80 | 68,40 | 66,00 | 81,60 | 81,60 | 88,80 | 81,60 | 81,60 |
. 9 | Caminhão | com | reboque | e caminhão reboque | trator | com | semi- | 7 | Dupla | 60,20 | 82,60 | 79,80 | 77,00 | 95,20 | 95,20 | 103,60 | 95,20 | 95,20 |
. 10 | Caminhão | com | reboque | e caminhão reboque | trator | com | semi- | 8 | Dupla | 68,80 | 94,40 | 91,20 | 88,00 | 108,80 | 108,80 | 118,40 | 108,80 | 108,80 |
. 11 | Motocicletas, motonetas, triciclos e bicicletas motorizadas | 2 | Simples | 4,30 | 5,90 | 5,70 | 5,50 | 6,80 | 6,80 | 7,40 | 6,80 | 6,80 |
INVESTIMENTOS
Ao todo, o contrato de concessão do Sistema Anápolis-Aliança do Tocantins (BRs-153, 414 e 080), administrado pela Ecovias do Araguaia, prevê 622 quilômetros de duplicações – 57% com previsão de conclusão até o final de 2031 (10º ano de contrato). Serão investidos R$ 7,8 bilhões em obras, além de outros R$ 6,2 bilhões relativos a custos operacionais, conforme estimativas do Governo Federal.
Em Goiás, até o final de 2025 (4º ano do contrato de concessão), serão cerca de 53,44 quilômetros de duplicações, contemplando Uruaçu (16,4 km), Campinorte (7 km), Rialma (28,6 km) e Rianápolis (1,4 km). E, até o final do contrato, serão 448,54 quilômetros de rodovias duplicadas no estado.
Em todo o Sistema Anápolis-Aliança do Tocantins, também está prevista a construção de 27 km de novas faixas adicionais, 20 viadutos, 16 novos acessos, 144 novos retornos, 42 dispositivos de interseção e passagens inferiores.
DUPLICAÇÃO
Esta semana, a concessionária também deu início às obras de duplicação da BR-153, em Gurupi e Aliança do Tocantins, resultado de R$ 170 milhões em investimentos, o que deve gerar cerca de 500 empregos entre diretos e indiretos.
A obra tem entrega prevista já para o ano que vem. Em Gurupi, serão, inicialmente, 11,25 km de duplicação, com três retornos, passagens inferiores, uma passarela para pedestres e dois viadutos nas entradas norte e sul da cidade. Já em Aliança, são 1,6 km de duplicação, dois dispositivos de passagem superior e 1,6 km de vias marginais em cada um dos dois sentidos, deve ser entregue ainda em 2024.
Link para fotos dos serviços nas rodovias: https://bit.ly/3rB4uDC
Créditos: Leandro Souza/Ecovias do Araguaia
Sobre a Ecovias do Araguaia
Responsável pela administração e operação de uma das principais ligações entre o Meio-Norte e o Centro-Sul do país – as BR-153/TO/GO e BR-080/414/GO –, a Ecovias do Araguaia integra o Grupo EcoRodovias, sob fiscalização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
O trecho concedido atravessa 28 municípios nos estados de Tocantins e Goiás, com a seguinte distribuição:
- Rodovia BR-153/TO/GO, entre Aliança do Tocantins e Anápolis, com 624,1 quilômetros;
- Rodovia BR-080/GO, entre Uruaçu e Assunção de Goiás (BR-414), com 87 quilômetros;
- Rodovia BR-414/GO, entre Assunção de Goiás e Anápolis, com 139,6 quilômetros.
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Sobre a EcoRodovias
A EcoRodovias é a operadora com maior extensão de malha rodoviária do país. Subsidiária do Grupo ASTM, atualmente administra 11 concessões de rodovias que somam 4,7 mil quilômetros de extensão em oito estados nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Ao longo de mais de 20 anos, a EcoRodovias está presente em corredores rodoviários de escoamento da produção agrícola e industrial, bem como em relevantes eixos turísticos do país, viabilizando caminhos nunca antes imaginados. Integra importantes carteiras da B3 relacionadas a práticas ambientais, sociais e de governança, tais como Novo Mercado e os Índices de Diversidade e Sustentabilidade Empresarial. Possui diversas certificações internacionais, incluindo a ISO 37001 de combate ao suborno. Para mais informações, acesse www.ecorodovias.com.br.
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